Notas Pastorais

Nota Pastoral de 16 de Março 2020

Amados irmãos e irmãs

A partir de agora e, querendo Deus publicaremos semanalmente uma mensagem bíblica para ser usada nos vossos cultos domésticos.

Para ver e ouvirem cada mensagem escolher na coluna da direita a opção "Pregações" e depois escolherem qualquer dos blog's que surgem. 

Podem sempre contactar comigo através do e-mail da Igreja ou através do tlm 967 111 502.

Oramos para que o Senhor continue a orientar e a dirigir a vida de cada um de vós segundo a Sua boa vontade e na Sua infinita misericórdia.

Pastor Celestino Torres de Oliveira

……………………………………………………….

 

Nota Pastoral de 23 de Março 2020

Amados irmãos e irmãs

Atravessamos um período muito difícil nas nossas vidas, não só pelos perigos que nos rodeiam, mas também pela angústia de não nos podermos congregar no Templo da nossa Igreja para juntos louvarmos e adorarmos o nosso Deus.

Entretanto, como já escrevemos na semana passada, cada um de nós deve manter a sua comunhão diária com Deus, orando e lendo a Bíblia, a Palavra do Senhor.

Sabemos que nada acontece por acaso e que há um desígnio Divino em todas as circunstâncias da nossa vida e da vida de todos os homens e mulheres neste mundo.

Só Deus nos pode revelar qual o alvo desta situação em que nos encontramos. Talvez seja bom atentarmos para a nossa vivência como cristãos. É fácil concluir que o mundo incrédulo e blasfemador está a sofrer as consequências da sua impiedade e incredulidade… No entanto, qual a quota parte da nossa responsabilidade como crentes em Cristo? Seria bom examinarmos o modo como temos individual e colectivamente, como Igreja Cristã, vivido a nossa fé.

Como dissemos, é fácil olhar para o mundo, para a sua impiedade, e acusá-lo desta situação… Mas, as nossas Igrejas não estão também a conformar-se cada vez mais com esse mundo ímpio que nos cerca? Não só a vivência de muitos crentes, que se afirmam discípulos de Cristo, é uma negação dos ensinos do nosso Mestre, mas também muitos dos nossos cultos estão a conformar-se totalmente com os padrões do mundo pagão, numa atmosfera de irreverência e profunda apostasia quer a nível doutrinário, quer a nível da própria liturgia.

É urgente um profundo arrependimento da nossa parte, o que implica uma mudança radical do nosso comportamento em todas as áreas da nossa vida e da vida das nossas Igrejas.

Oremos a Deus, pois só Ele o pode fazer, que opere em cada um de nós um profundo e sincero arrependimento.

Esperamos, se aprouver ao Senhor, prepara mais uma mensagem Bíblica para o próximo Domingo.

Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos nós.

Pastor Celestino Torres de Oliveira

……………………………………………….

 

Nota Pastoral de 30 de Março 2020

Amados irmãos e irmãs em Cristo Jesus

Que a graça do nosso Bom Deus seja abundantemente derramada sobre toda a Sua igreja.

Aprouve ao Senhor, cujos desígnios são insondáveis, privar-nos do privilégio que nos dava de podermos reunir-nos na casa de oração para O louvarmos e adorarmos. Segundo as últimas previsões oficiais no nosso País, esta privação estender-se-á até ao mês de Maio. Temos de confessar que para nós é longa esta nefasta experiência que vivemos. Mas também só o Senhor sabe por que razão e para que alvo nas nossas vidas é tão longa.

Para além de mantermos o nosso culto diário, orando e lendo a Bíblia, devemos aproveitar para reflectir profundamente no modo como até aqui temos vivido, qual tem sido o nosso testemunho quotidiano como discípulos de Jesus Cristo que dizemos ser.

Provavelmente, e durante alguns anos, nada voltará a ser como era antes desta pandemia: quer em termos financeiros e económicos, quer mesmo no que diz respeito à nossa civilização, que ficará rudemente abalada.

Quanto à vivência futura das nossas igrejas locais, também só Deus sabe as repercussões positivas e negativas que esta situação trará.

Uma coisa sabemos nós: as igrejas não são nossas, são de Jesus Cristo, Ele é o verdadeiro Pastor da Sua Igreja e não deixará de conduzir o Seu rebanho até aos pastos verdejantes, pois Ele mesmo é o alimento espiritual que sacia totalmente a nossa fome e sede espirituais.

Por isso, confiemos-Lhe as nossas vidas e a vida da Sua Igreja a que pertencemos, vivendo na certeza de que o Senhor continuará a cuidar do Seu povo em geral e de cada um de nós em particular.

Se Deus assim o permitir, no próximo Domingo voltaremos a apresentar aos Irmãos e Irmãs mais uma mensagem bíblica.

Que o Senhor guarde a cada um de nós no Seu amor e infinita misericórdia.

 Pastor Celestino Torres de Oliveira

……………………………………...

 

Nota Pastoral de 6 de Abril 2020

Amados irmãos e irmãs em Cristo Jesus

Oramos para que o nosso Bom Deus continue a guardar e proteger cada um de vós nestes dias difíceis em que vivemos.

Foi com profunda mágoa que ontem não pudemos celebrar a Ceia do Senhor na nossa Casa de Oração. Damos, porém, graças a Deus porque Jesus Cristo é sempre o alimento que sacia toda a nossa fome e sede espirituais. É n’Ele, na Sua carne e no Seu sangue, que temos a redenção, a reconciliação com Deus, a purificação dos nossos pecados e a vida eterna. Foi para isso que Ele levou sobre Si na cruz do Calvário todo o nosso pecado e verteu o Seu sangue para remissão das nossas iniquidades.

Também nos vemos privados, ao longo desta semana, de nos congregarmos para recordar estes acontecimentos que são, como já o dissemos na mensagem bíblica de ontem, o fundamento da nossa redenção e eterna salvação.

Entretanto, se me permitem um conselho prático para bem da vossa saúde física e psíquica, procurem continuar a viver de acordo com o horário diário que tinham na rotina dos dias normais. Não se deixem vencer pela preguiça e pela ociosidade, continuem a trabalhar mesmo em moldes completamente diferentes. Sobretudo, nunca é demais insistir, continuem a ter o vosso culto diário e estejam continuamente em comunhão com Deus.

No próximo Domingo não poderemos, igualmente, celebrar em congregação a ressurreição do Senhor. Se Deus mo permitir não deixarei de falar sobre esse evento glorioso na mensagem bíblica do próximo Domingo, Dia de Páscoa.

Que o Senhor Jesus Cristo, o nosso grande Pastor, continue a orientar, a dirigir e a proteger as nossas vidas no Seu Espírito e na Sua graça.

 Pastor Celestino Torres de Oliveira

……………………………………...

 

Nota Pastoral de 13 de Abril 2020

Queridos irmãos e irmãs

Saudamos a todos no Nome d’Aquele que ressuscitou e vive eternamente, o nosso Senhor Jesus Cristo.

Nós somos testemunhas de um Senhor que é Soberano sobre a vida e sobre a morte, que reina sobre todas as coisas, guia e protege as nossas vidas.

Nestes dias atípicos e perigosos em que vivemos é bom firmar-nos nas promessas que Deus dá aos Seus filhos nas páginas da Sagrada Escritura. O Altíssimo faz tudo o que Lhe apraz nos céus e na terra, por isso devemos confiar e descansar na Sua providência.

Talvez seja bom começarmos a mentalizar-nos para o facto de muita coisa ir mudar no futuro, quer na nossa vivência social, quer na nossa vida profissional e até nas nossas igrejas. O importante é que permaneçamos firmes na fé em Jesus Cristo, crendo em tudo quanto Deus nos revela na Sua Palavra, a Bíblia. Só Ele pode dar-nos a sabedoria, o discernimento e a orientação de que necessitamos para enfrentar o presente e o futuro.

É salutar e altamente confortante sabermos que a nossa vida e todos os nossos caminhos estão nas mãos do Criador e Senhor do Universo. Ele proverá em cada momento e em cada circunstância o que for melhor para nós, tendo como alvo a glória eterna.

Nunca esqueçamos que, se um dia aceitámos Cristo como nosso único e suficiente Salvador e Senhor, foi porque o Pai nos predestinou n’Ele para sermos feitos conformes à imagem do Seu Filho. Então, tudo quanto acontece na nossa vida, por mais nefasto que seja aos nossos olhos, contribui para esse alvo eterno.

Glorifiquemos pois a Deus em todos os momentos e circunstâncias, confiemos n’Ele e vivamos alegremente cada um dos nossos dias.

Se Deus o quiser, no próximo Domingo iremos escutar uma vez mais o que o Senhor tem para nos dizer através da Sua Palavra.

Que a bênção do Altíssimo seja sobre todos nós.

 Pastor Celestino Torres de Oliveira

………………………………………………….

 

Nota Pastoral de 20 de Abril 2020

Caros irmãos e irmãs

Que a graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o amor de Deus Pai e a comunhão do Espírito Santo seja com todos nós.

Há mais de um mês que estamos impedidos de nos congregarmos no nosso templo para celebrar o culto a Deus. É possível que ao longo do mês de Maio possamos voltar a ter esse privilégio. No devido tempo informaremos os irmãos.

Entretanto damos graças a Deus pela forma como Ele nos tem guardado e protegido nas circunstâncias perigosas em que vivemos.

Como tivemos ocasião ontem de meditar na Palavra do Senhor, Ele tem sido a nossa fortaleza e refúgio de todo o mal, pois temos sentido de uma forma bem real a Sua presença connosco.

De facto o mundo está a mudar, pelo menos muita coisa vai mudar no futuro em várias áreas da nossa vida, quer individual, quer colectiva. Temos, porém, um Deus que nunca muda, Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Um Deus no Qual podemos confiar em todas as circunstâncias da nossa vida, por mais adversas que sejam.

Leiamos a Bíblia diariamente para que possamos conhecer cada vez melhor e mais profundamente o nosso Deus, a fim de amá-Lo também cada vez mais, procurando viver de acordo com a Sua vontade para nós. Oremos continuamente, ou seja, procuremos estar permanentemente em comunhão com o Senhor, e verificaremos que Ele jamais nos abandona, pois está bem presente no meio de todos os perigos por que passamos.

Que o Senhor Jesus Cristo continue a abençoar as nossas vidas e a guardar-nos para a Sua eterna glória.

 Pastor Celestino Torres de Oliveira

…………………………………………..

 

Nota Pastoral de 27 de Abril 2020

Amados Irmãos e Irmãs

Graça e paz da parte de Deus Pai e do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

EBENEZER! Até aqui nos ajudou o Senhor! Confiamos que Ele continuará a proteger-nos e a guardar-nos de todo o mal.

É possível que ao longo do mês de Maio possamos voltar a congregar-nos na nossa Casa de Oração. Aguardamos que a Aliança Evangélica Portuguesa nos dê indicações e sugestões para esse efeito.

No entanto, pelo menos nos próximos meses, tudo será diferente. Quando o pudermos, pensamos começar por ter apenas o Culto Dominical, às 16 horas. Os irmãos terão, porém, de seguir as regras de higiene que nos serão impostas e obedecer às orientações que receberem dos diáconos que estiverem de serviço na recepção.

Foi com tristeza que celebrámos, apenas no cemitério, o funeral do nosso Irmão Valdemar Pereira.

Damos graças a Deus pela vida deste nosso Irmão que, nos últimos anos, residia no Lar Cristão de Guerreiros. Enquanto membro da nossa Igreja, o Irmão Valdemar foi muito activo, quer como membro do Coro, quer em actividades de carpintaria e feitura de cenários e outros adereços para as peças no Natal e noutras Festas da Igreja, tendo ficado bem patente os seus dotes de artista. As letras das frases “DEUS É AMOR” e “DEUS É ESPÍRITO” que se encontram em ambos os lados da ogiva no nosso Templo foram também por ele desenhadas.

Pedimos a Deus que continue agora a ser com a sua família (esposa, filha e neto).

Oramos para que Deus continue também a guardar-nos a todos nestes dias difíceis em que vivemos.

No amor de Cristo,

Pastor Celestino Torres de Oliveira

……………………………………..

 

Nota Pastoral de 4 de Maio 2020

 

Saudamos a todos os Irmãos e Irmãs no Nome do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

São grandes as saudades que temos do convívio com todos vós quando nos congregávamos na Casa de Oração para celebrar os Cultos de adoração e louvor ao nosso Deus.

Segundo as informações que nos são veiculadas pelos órgãos de comunicação social só a partir do último Domingo de Maio (31) é que teremos luz verde para reabrirmos as portas do nosso Templo, a fim de podermos prestar de novo o nosso culto congregacional a Deus. No entanto, continuamos a aguardar as indicações e orientações que nos serão fornecidas de forma oficial pela Aliança Evangélica Portuguesa.

Como já dissemos, na semana passada, vamos começar por celebrar apenas o Culto Dominical, às 16 horas. Devido aos inúmeros constrangimentos a que teremos de nos submeter, em termos de regras higiénicas e de acomodação das pessoas na nossa casa de oração, e também devido às ameaças que ainda nos espreitam em termos epidémicos, seria perigoso e praticamente inviável,  reatarmos já as aulas da Escola Dominical.

Os próprios cultos dominicais só terão o seu início quando pudermos assegurar os requisitos que nos forem impostos para a segurança de todos os que irão participar nesses cultos.

Oremos ao Senhor para que tudo seja orientado e dirigido por Ele na Sua providência, e que nós possamos em breve louvá-Lo de novo em plena liberdade e segurança.

Que a bênção de Deus Pai e a graça do nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos nós.

Pastor Celestino Torres de Oliveira

……………………………………….

Nota Pastoral de 11 de Maio 2020

 

Queridos Irmãos e Irmãs

Que a graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o amor de Deus Pai e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós.

Embora impossibilitados fisicamente de nos reunirmos creio que todos estamos espiritualmente em comunhão uns com os outros na mesma fé e graça do nosso Senhor Jesus Cristo. Há um poder superior que nos une a todos, pois Deus habita pelo Seu Espírito em cada um de nós.

Volto a insistir, nestes dias atípicos e estranhos não deixemos que a preguiça e a ociosidade dominem as nossas vidas. Continuemos, tanto quanto possível, a guardar a rotina que tínhamos nos dias normais. Creio que esta atitude é fundamental para mantermos uma estabilidade saudável não só física, mas também e sobretudo psicológica e espiritual. Leiamos a Bíblia e oremos diariamente mantendo assim a nossa imprescindível comunhão com Deus.

Como já escrevemos na nota anterior, a partir de 31 de Maio os serviços religiosos, com restrições, poderão voltar a acontecer. Mas estamos dependentes da aprovação de regras especiais por parte da Direcção Geral de Saúde.

A Aliança Evangélica Portuguesa aguarda a reunião com esta entidade e com o governo, a fim de saber quais as regras a observar por todas as Igrejas.

Até ao momento, as Igreja Evangélicas têm sido completamente ignoradas pelas autoridades políticas.

Oremos para que, em breve, possamos ter da parte da AEP informações mais pormenorizadas sobre as regras a cumprir durante os cultos.

Entretanto, continuamos a ter o privilégio de meditar todos os Domingos na Palavra de Deus, por meio de uma mensagem bíblica. Assim, despedimo-nos dos Irmãos e Irmãs até Domingo.

Que a paz de Cristo inunde os nossos corações.

Pastor Celestino Torres de Oliveira